25/07/2008 - 07:38h
“Querido funcionário….”
Sobre a vida no trabalho: existem maneiras erradas de se demitir alguém. Mas será que realmente existe uma maneira certa? Esta matéria publicada pelo New York Times tenta responder à questão. Não traz muitas novidades (”não use a palavra ‘demitido’”; “não demita por e-mail”; “trate o empregado como uma pessoa, não como um item que você pode deletar da sua tela” etc.), mas pode ser útil. Outra matéria do jornal sobre o mundo corporativo (no formato “perguntas e respostas”) também pode interessar: “A maioria das reuniões na sua empresa são uma grande perda de tempo. Alguma coisa pode ser feita?“.
Enviado por Ricardo Lombardi
(45 comentários | Link | Imprimir)

45 Comentários para ““Querido funcionário….””
25/07/2008 - 12:56h
Nunca comentei aqui. E agora que comento é pra mostrar que já fiz propaganda meio que anônima.
xD
Olha só: http://aminhavezdefalar.wordpress.com/
25/07/2008 - 13:28h
É, tb não sei se tem a forma certa…Mas, comigo aconteceu de demitir um funcionário, e na conversa ele começou a rir…e eu perguntei o que estava acontecendo, se era nervoso e tal…enfim, ele disse: não, é que hj é meu aniver e esse é meu primeiro presente do dia!! Putz! Que furada!!
25/07/2008 - 15:02h
Assumi este mês como Gerente e já tive que demitir uma funcionária,não foi tão díficil apenas disse que ela não atendeu as expectativas da empresa,mas ao mesmo tempo fui agradável disse p/ela que somos bons em uma coisa e não somos em outra.Basta ela se encontrar.
25/07/2008 - 15:07h
É muito difícil achar uma forma amena para isso, buscar o ponto exato é o certo, sem rodeios, pois a situação fica complexa de ambas as partes. O melhor é notificar por escrito, sem muito o que dizer, evitando algo pessoal, já estive nas duas situações como: 1ª me direcionei ao funcionário para comunicar-lhe tal demissão, onde o mesmo achou de ofender-me chamando de “PUXA SACO DO PATRÃO” e na 2ª dispensada pelo dono que alegava que o vaso sanitário teria transmitido sifílis, estando com exames ginicológicos ok, pois o mal que me afataria era dores na coluna.
25/07/2008 - 15:34h
Tenho uma técnica infalível: Jogo a culpa no meu superior, ELE é quem a demitiu, sou só a interlocutora. Mas uma vez demiti pq tinha mesmo, como o funcionário me odiava, foi fácil..”vc vai estar livre de mim a partir de amanhã”. Nem obtive uma resposta, simplesmente saiu e não voltou mais.
25/07/2008 - 15:59h
eu já leio esse blog faz tempo, mas como sou uma vagal nunca comento… chega até ser errado fazer isso, de tão bom que esse blog é!
Parabéns pelo seu trabalho=)
25/07/2008 - 16:18h
REALMENTE NÃO EXISTE UMA FABULA PARA DEMISSÃO, O IMPORTANTE E SER VERDADEIRO…E FAZ-SE UMA ANÁLISE SWOT PARA DIAGOSTICAR OS PONTOS FORTES E FRACOS, AFINAL NÃO SOMOS PERFEITOS. MAS É POSSIVEL ELOGIAR NAQUILO QUE A PESSOA E BOM, NAQUILO QUE FAZ…
25/07/2008 - 16:34h
Eu tenho duas notícias pra vc, uma boa e uma ruim. A boa é que hoje vc vai sair mais cedo e a ruim é que não vai precisar de voltar amanhã. Hahahahahahaha! Brincadeiras a parte, esta é um momento crucial na vida de quem está sendo demitido, deve ser encarado como um aprendizado, por isso devemos falar o real motivo da demissão e incentivar o ex-funcionário a se desenvolver, para que o mesmo não se repita em outra empresa. Abraço
25/07/2008 - 17:11h
Já demiti alguns funcionários e realmente não é a função das mais agradaveis, porém creio que a demissão deve ser um processo construído ao longo do tempo das atividades do funcionários, sou totalmente adépto da avaliação de desempenho, com ela é possível indicar ao funcionário os pontos a serem melhorados em sua atividade e no seu dia a dia, caso ele não apresente resultados favoráveis fica mais simples de explicar (se é que o funcionário ainda não se deu por conta)de que a qualidade do serviço que ele vem prestando não condiz com as perspectivas da empresa, desta forma não se torna pessoal e não fica magoas ou resentimentos.
25/07/2008 - 17:53h
Já estive dos dois lados, demetir alguem e ser demetida e pra falar a verdade nenhum dos lados são bons,quando demito alguém informo que a empresa está passando uma crise e precisou cortar gastos e por isso tivemos que retuzir alguns funcionário,aquela velha história da maioria das empresa. Por outro lado ser demitida em plena vespera de reveion que foi o meu caso não foi lá muito agradavel, mas nada do confiar em você mesmo e acreditar que tudo que acontece em nossas vidas tem um proposito bom, é só ter fé em Deus e seguir em frete, pois foi o que fiz,bjs.
25/07/2008 - 22:37h
A gente meio que se poe no lugar do empregado,e as vezes fica ate com do de demiti-lo,mas se ele fez por merecer…rua!
25/07/2008 - 22:58h
ninguem contrata uma pessoa para demiti-la!! porem ninguem contrata uma pessoa para nao gerar lucros numa empresa so funciona se ambas as partes estiverem caminhando junto e ambos pensamentos estiverem ligados no mesmo proposito
26/07/2008 - 02:26h
Sim..é impressão minha ou agora que eu comentei o pessoal resolveu comentar também?
heuheuhee
xD
26/07/2008 - 08:56h
NA MINHA CASA, MEU MARIDO E MEU FILHO ESTÃO DESEMPREGADOS, SERÁ QUE VOCES PODIAM ME AJUDAR, TENHO 3 FILHOS E ESTOU DESESPERADA EM MANTER TUDO, MAL RECEBO O PAGAMENTO E JÁ NAO TENHO MAIS NADA, NEM PARA COMER, ME AJUDEM.OBRIGADA PELA ATENÇÃO MARTA
26/07/2008 - 11:01h
Já demiti aproximadamente 30 funcionários.
Não guardo nenhum remorso. Dormi tranquilamente.
Se o empregado não presta tem mais que ser mandado embora e ponto final. Não precisa ficar arrumando desculpa.
Hasta la vista baby.
26/07/2008 - 12:17h
EI JOANA FRANCESA QUE MANEIRA CALHORDA DE DEMITIR UM FUNCIONÁRIO ASSUMA A FUNÇÃO E A SUA AUTORIDADE DEMISSÃO É PARTE DA VIDA NÃO SE ESCONDA - QUALQUER FUNCIONÁRIO MEDIANO SABE QUANDO SEU “superior’ É UM CALHORDA MENTIROSO E MEDIOCRE.
SE VAI DEMITIR DEMITA LOGO OU AVISE O FUTURO DEMITIDO PARA ELE SE PREVINIR E NÃO ASSUMIR DIVIDAS, POIS SEUS DIAS DE EMPREGADO VÃO FINDAR.
ESTOU FAZENDO ESSE COMENTÁRIO É PORQUE JÁ FUI DEMITIDO ALGUMAS VEZES POR ESSE TIPO DE “chefe calhorda’ E NÃO GOSTEI, JÁ OS MAIS DIRETOS E HONESTOS CONTINUO TENDO RESPEITO PELO SEU TRABALHO - qUANTO AOS OUTROS TENHO TOTAL DESRESPEITO, NOJO E DESPREZO….
26/07/2008 - 21:20h
DEMITIR É MUITO FÁCIL, MAS POR FAVOR ANTES TENTE CONVERSAR E DAR UMA SEGUNDA CHANCE CASO HAJA MEIOS DE SEGUNDA CHANCE.
MAS SE COLOQUE NO LUGAR DO DEMITIDO.
CASO NÃO TENHA MAIS JEITO,
TENTE SER O MAIS HONESTO POSSÍVEL, DIZENDO O VERDADEIRO MOTIVO PELO QUAL ESTA DEMITINDO O MESMO(A).
26/07/2008 - 22:39h
deveria ter um blog assim tambem,,,
O que voce se sentiu quando foi demitido?
sei que nao e facil para qualquer um…mas e a vida
27/07/2008 - 01:56h
Demitir é sempre ruim, por escrito ou por telefone é imoral e tosco. Pior que demitir de forma errada, é dar más referências, nunca façam isso, pois dá processo. Saiu, boa sorte. A empresa um dia vai ferrar vc também, pode ter certeza; então se liga, ou alguém pode ligar para sua mulher/namorada(o) com a dica de quem vc está comendo e aonde…
27/07/2008 - 10:15h
Vejo que todos comentários são convincentes. Quando preciso demitir alguem, uso a seguinte frase “Olha meu amigo, quero dizer pra vc que por motivo de força maior a empresa esta passando por um momento de reestruturação no quadro de colaborador, portanto nós estamos rescindindo seu contrato de trabalho, sei que é um bom colaborador………. e, com certeza conseguirá um trabalho ao seu nivel”. Xau….
27/07/2008 - 10:15h
Realmente a posição da Francesca é uma vergonha.
Vergonha também várias palavras aqui escritas que denotam o nível cultural das pessoas…
1 - demetir,demetida e reveion, além de erros de concordância, por Amanda
Embora o Corvo use este nome, boa a sua posição, de bom tom também a posição de Roberto…que diz que demitir por escrito ou por telefone é imoral e tosco, ou seja, é coisa de quem não tem condições de estar no lugar que está.
Pelo que sei escrever em maiúsculas na Net é como gritar…não é de bom tom.
27/07/2008 - 11:39h
Toda vez que tiver que demitir algum funcionário, se os motivos forem por conta de corte de custos e por conta da esféra da empresa e não do funcionário, é bom fazer uma carta de recomendação para o funcionário, dizendo que nada consta contra a conduta profissional e pessoal do empregado demitido na empresa, essa carta pode ser util para a apresentação do funcionário como candidato a uma vaga em outra empresa.
27/07/2008 - 11:42h
Não existe o menor segredo nisso, todos sabem que faço isso via satélite com a maior naturalidade.
27/07/2008 - 12:59h
Classe média prepotente e metida a besta: Para evitar abusos é que deveria ser lei a estabilidade no emprego. Gente não é coisa,não é “simples” fator de produção. Tchau… Já tô tapado de nojo!!!!!!!
27/07/2008 - 12:59h
Se o individuo nao dá pra uma coisa, dá pra outra ! Quem sabe cortar “cana” ! O pessoal quer emprego, nao quer trabalho ! Hoje em dia, só nao estuda, quem nao quer … A única salvaçao é estudar e estudar … Tem mta escola grátis ! Entao, arregaçe as mangas e vá lá ! O problema nao é o dinheiro ! Tem Sesc, Senac, Senai, e etc… Então, nao reclame que nao acha emprego ! Tem que estudar, nenem !!!
Caso contrário, vai ter que cortar “cana” !!
Emprego há ! Portanto, vá em frente ! Estude !
Feliz 2009 !!!
27/07/2008 - 13:04h
Classe média prepotente e metida a besta: É para evitar abusos que deveria ser lei a estabilidade no emprego. Gente não é coisa,não é “simples” fator de produção. Tchau… Já tô tapado de nojo!!!!!!!
27/07/2008 - 15:42h
O artigo, muito infeliz por sinal traduz em seus comentários toda a bestialidade que ronda as pessoas em suas relações comerciais e trabalhistas. Demitir nada mais significa um simples ato de DISPENSAR alguém de um trabalho. Nada mais. A carga emocional, que alguns pouco infeliz que se acham no poder, tentam incutar nesse ato é que faz com que muitos tenham um certo temor. Não há nada demais ser demitido. Ser dispensado de alguma atividade é apenas a porta para ser necessário e aceito e outra. Alguns que se acham poderosos o bastante para ter o PRAZER de demitir alguém sofrem de uma espécie de PSICOPATIA de querer que outros sofram. Portanto, fazer do ato de demitir um sofrimento não passa de sadismo. Queridos leitores aperfeiçoem suas mentes e passem a ser mais humanos com seus pares. Parem com o sadismo
27/07/2008 - 16:07h
Gostaria de participar dessa discussão, pois é um assunto que merece um pouco de atenção. Podem ter certeza que existe muitas pessoas despreparadas para desligar um funcionário (imaginem para o resto…). Empresas sérias devem capacitar seus líderes tanto para gerir seus colaboradores, quanto para efetuarem sua dispensa. Não tem regra, mas dispensar alguém no dia do seu aniversário, no final do dia, após a perda de um parente, no final de ano… meu Deus !!! o resto é fazer com respeito.
27/07/2008 - 17:59h
Sinceridade . Assim como alguns , estive também do dois lados . Não é fácil realmente . Mas , manter um funcionário deficiente pode ser perigoso para nós mesmos . Não é verdade ? Tenho um turnover muito alto e faço isso com facilidade . Mostro à pessoa seus pontos fracos e peço para que ele(a) mude alguns pontos .
27/07/2008 - 20:13h
Concordo que pessoas nao sao mercadorias como alguns tratam aqui. Classe media metida a besta! E que escrevem mal pacas, cheio de erros de portugues. Nao ligue nao, o poder nem sempre esta na mao de pessoas sabias, ao contrario, muitas vezes esta na mao das pessoas mais burras e arrogantes que existem! Pra esses empregadores meu completo desprezo!
27/07/2008 - 20:24h
desde o inicio dos tempos o homem explorou seus semelhantes. Lembrem-se que a menos de 200 anos havia escravidao no Brasil! Empresas com empregadores e empregados eh a versao moderna que divide a sociedade entre exploradores e explorados.
27/07/2008 - 20:27h
OI ZÉ POVÃO - ESSA TAL ESTABILIDADE É PREJUDICIAL PARA O TRABALHADOR E PARA O PATRÃO, DEVERIA HAVER UM MEIO TERMO, OU SEJA UMA MULTA MAIOR PARA AS DEMISSÕES SEM JUSTA CAUSA, E ESSE NEGOCIO DE ZÉ POVÃO É PAPO FURADO, ZÉ POVÃO NÃO TEM COMPUTADO E NEM FREQUENTA BLOG É MELHOR VOCÊ MUDAR PARA CUBA, LÁ TODO MUNDO É FUNCIONÁRIO PÚBLICO É UMA ‘MARAVILHA’ VÁ ATE A EMBAIXADA E SE INSCREVA………
27/07/2008 - 20:30h
OI ZÉ POVÃO - ESSA TAL ESTABILIDADE É PREJUDICIAL PARA O TRABALHADOR E PARA O PATRÃO, DEVERIA HAVER UM MEIO TERMO, OU SEJA UMA MULTA MAIOR PARA AS DEMISSÕES SEM JUSTA CAUSA, E ESSE NEGOCIO DE ZÉ POVÃO É PAPO FURADO, ZÉ POVÃO NÃO TEM COMPUTADO E NEM FREQUENTA BLOG É MELHOR VOCÊ MUDAR PARA CUBA, LÁ TODO MUNDO É FUNCIONÁRIO PÚBLICO É UMA ‘MARAVILHA’ VÁ ATE A EMBAIXADA E SE INSCREVA……… (não é duplicata) publicar
27/07/2008 - 20:52h
Ja bem disse um famoso escritor irlandes:
Quer saber o sucesso de uma pessoa? Basta saber quantas pessoas essa pessoa ofendeu durante sua vida!
27/07/2008 - 20:58h
caro Corvo,
T^o cansado desse negocio de dizer que Cuba eh o exemplo de fracasso de sociedade, etc… que capitalismo eh a coisa mais maravilhosa do mundo!… maravilhoso pra quem? Pra quem? pra quem trabalha 40 horas por semana e ganha 400 reais por mes?
Alcancar a abubdancia de alguns itens de mercado em curto espaco de tempo justifica se viver em uma sociedade injusta??
Pergunta: os hospitais do trabalhador em Cuba sao piores do que aqui no Brasil?
27/07/2008 - 21:05h
E nao adianta ma mandarem pra Cuba, ta? Se for pra me mudar daqui vou pra um pais do primeiro mundo, paises socialistas como Suecia e Dinamarca, ta?
27/07/2008 - 21:41h
Eu não tenho formulas….mas antes de demiti-lo…em um ultimo diálogo…pergunto se ele tem ideias de mudar aquilo que está promovendo a ele o descontatentamento., e tb o que ele acha ou achou de ser meu subordinado..(nesses momentos que a franqueza alheia está mais exposta aprendemos a corrigir nossos erros..ouvindo do ex funcionário nossas falhas ou acertos na direção da empresa))
28/07/2008 - 08:01h
Olha eu só conheço um jeito de mandar uma pessoa embora da empresa.Vc está “demitido”,isso aconteceu comigo e hoje eu estou no comando.Melhor é não fazer rodeios, vá direto ao assunto, olho no olho sem gaguejar!
28/07/2008 - 08:35h
O pior é querer ser demitido, pois esta cheio de oportunidades melhores lá fora, pois ende vc esta não te da nem aumento nem oportunidade e o gerente fica te segurando, é mole.
28/07/2008 - 09:50h
realmente é uma situação tão desconsertante, eu já tive que fazer isso varias vezes, quer dizer esta é a minha função na empresa que trabalho, mas as vezes tem uns funcionários que merecem ouvir isto, e tem outro que não e é muito triste este momento então uso muito estas palavras, é porque a empresa está fazendo contenção de despezas, como as vezes estamos mesmo nos altos e baixo então não estou mentindo, ai fico menos aliviada desta hora tão crucial.
28/07/2008 - 11:06h
voce pode demitir um funcionario dizendo a verdade para ele ou para ela, assim na proxima empresa que ele ou ela for trabalhar eles não vão cometer o mesmo erro.
e a coisa mais ridicula que uma empresa pode fazer demitindo um funcionario e fazer ele trabalhar o dia inteiro, e demiti-lo no fim do expediente, se tem que demitir que faça na primeira hora.
28/07/2008 - 11:16h
Oi tavares, não quero te ofender, mas falar que a Suecia e a Dinamarca são paises socialista é no minimo falta de total conhecimento de Ciencia Política eu também quero morar lá eu também quero que o Brasil melhore a sua assistência social, pois o Brasil é um pais de capitalismo tardio, nos tivesmos escravidão legal até o final do sec. XIX - Oa paises que você citou adotaram o regime conhecido por SOCIAL DEMOCRACIA e não uma cópia pirata do STALINISMO implantado em Cuba na Albânia e etc….
Você não sabe o que é perder a liberdade individual, você deve ser garoto com o tempo aprende, mas se for velho ai é caso perdido ou é da classe dirente da ESQUERDA FESTIVA.
Leia mais, analise mais, viaje mais……..
28/07/2008 - 11:17h
É POR ISSO QUE O BRASIL É UM PAÍS DE MERDA, COM TANTOS “CHEFES” COMO VCS QUE ESTÃO AQUI (não todos claro). QUE NOJO !!! BAHHHH
UMA NÃO BOTA A CULPA NO SUPERIOR, OUTRO MENTE… CARLOS, CONCORDO TOTALMENTE COM VC!!
30/07/2008 - 20:18h
Quando fui demitida, não fiquei com raiva dos patrões por terem me demitido, mas sim, por terem me contratado. Explicação: a função era muito difícil, e eles já tinham demitido duas funcionárias muito mais gabaritadas e experientes que eu, pois elas não deram conta do recado impossível e muito mal remunerado, por sinal. Então, os “espertos” foram contratar uma recém-formada, eu!!! Por mais que eu tenha me esforçado e trabalhado com afinco e boa vontade (sim!), minha inexperiência fez-me ser demitida bem mais rápido que as outras. E por que me contrataram, então? É que para aceitar a merreca que eles pagavam, só recém-formados e gente fora do mercado de trabalho por outros fatores.
Detalhe: o Hobby deles era demitir, por qualquer coisinha.
Conseqüência: Minha carteira ficou suja em começo de carreira, quase acabaram com a minha vida. Eu nunca mais consegui colocação na iniciativa privada.
PATRÕES, SEJAM MAIS RAZOÁVEIS: NÃO CONTRATEM GENTE PENSANDO: “SE NÃO DER CERTO, A GENTE DEMITE E PRONTO”. UM DIA, A SORTE TERÁ SEU REVÉS!!!
22/08/2008 - 19:03h
Preciso fazer um trabalho sobre demissão onde os tópicos são:
1-como será feita a demissão coletiva de funcionários, por adequação á realidade da empresa
2-como será feito o processo de demissão de um funcionário? O superior devedeve ter poderes plenos ou deverá participar de processo da decisão?
3-Quem deverá autorizar?
4-Os funcionários demitidos devem fazer um questionário onde possa mostrar alguma deficiência em nossa empresa?
5-Quais os procedimentos para implementação da demissão, comunicação a clientes, fornecedores, a transmissão das atividades realizadas, providencias em computadores e arquivos com dados considerados exclusivos da empresa.
6-Quem fará a comunicação ao funcionários e de que forma?
7-Quem e como será a comunicação á empresa?
9-Serão aceitas demissões combinadas?
10-Adotaremos a prátivca da justa causa quando necessário? Como será tratado?
11-Como deverá ser o último dia do funcionário na empresa? Quem vao recepcioná-lo e continuamente realizar a retirada de objeto pessoal e transmissão de objetos da empresa?
12-Haverá politica de recolocação para bons funcionários? Quem decidirá?
Gostaria de um retorno
Comentar: